Probióticos: alimentos que curam

A humanidade aprendeu à muito a utilizar micro-organismos para conservar e extrair benefícios dos alimentos.
A cerveja, o vinho, o pão levedado, os iogurtes,…. São exemplos de alimentos em que usamos bactérias e leveduras em nosso benefício.

O que são probióticos? A OMS define-os como micro-organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, têm um efeito benéfico sobre a nossa saúde, promovendo uma melhoria do funcionamento do organismo como um todo.

O consumo de alimentos fermentados além de aumentar seu tempo de conservação desses alimentos, vai restaurar a nossa flora natural do trato gastrointestinal, regulando-o e reforçando as nossas defesas. A ação das bactérias e leveduras libera enzimas que facilitam a digestão e a absorção de nutrientes e ainda os enriquecem com vitaminas e aminoácidos benéficos na nossa alimentação.

Os alimentos mais comuns com probióticos são os leite de fermentados ( iogurte, queijo, etc) e os vegetais fermentados ( chucrute, “pickles,…).
Mas há muito mais para descobrir, é possível cultivar culturas como o Kombucha, o kefir ou tibicos.

É possível comprar online  o starter, ou  até algumas bebidas já fermentadas ( a vigor lançou á pouco tempo um novo leite fermentado com kefir).

Mas não faça isso, os probióticos têm uma “cultura” de partilha: partilha aquilo que te faz bem para que faça bem a outros. Existem vários grupos no Facebook por exemplo. É uma questão de procurar alguém por perto. Quanto ás bebidas já fermentadas: tratam-se de cepas escolhidas e purificadas em laboratório, perde-se o beneficio da diversidade de micro-organismos, além de que terá outros aditivos adicionados.

 

FB_IMG_15430837474311444

 

Leia aqui sobre:

Kombucha

Chucrute de couve roxa e gengibre

Abacaxi Fermentado – “TEPACHE”

Limão lacto-fermentado

 

 

Deixe um comentário